terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Carnaval Canábico 2017: Veja a lista dos blocos libertários pela maconha

Engana-se quem acha que no carnaval só se faz folia e não política. Os blocos de rua que celebram a cultura canábica e gritam pela legalização, de uma maneira irreverente, sacodem a sociedade brasileira frente à normalização da maconha e contra a proibição dos seus usos. Confira a agenda dos blocos canábicos de 2017.

Ledo engano se você acha que com folia não se faz política. “O Carnaval sempre foi um ato político. Na Primeira República, a população negra utilizou o Carnaval para afirmar sua autonomia. Hoje é um grande espaço de crítica política e social. No Carnaval, o humor e o sarcasmo funcionam como arma de transgressão política. A brincadeira é uma forma de manifestação”, segundo explicação de Eric Brasil, autor do livro “A corte em festa: experiências negras  em carnavais do Rio de Janeiro”, publicado em artigo do The Intercept_ Brasil.
Transformando desde sempre o palco da folia em espaço para manifestação política, a maconha já está inserida neste circuíto de purpurinas e batidas desde a década de 70, com o pioneiro bloco canábico “Segura a coisa“, que com seu hino, criado pela cantora Miúcha Buarque (Quero me perder / Quero me encontrar / Perto de você / Quando a loucura começar), desfila pelas ladeiras de Olinda, Pernambuco, na quarta-feira de cinzas, desde 1975.
Como carnaval, história e maconha andam juntos, assista abaixo à jornalista Paula Dip entrevistando Miúcha, em 1989 na TV Gazeta, abordando a poesia da marcha-hino do bloco carnavalesco em defesa da legalização da maconha, bem antes até mesmo do STF não considerar mais apologia falar e, claro, cantar sobre a maconha e sua legalização.
E é com o Bloco que sacode e esfumaça Olinda, há 42 anos, que abrimos a lista dos blocos canábicos de 2017.
SEGURA A COISA [PE]
Tal como um baseado, a divulgação do Bloco “Segura a Coisa” corre somente de boca em boca, mas o ponto de partida, dia e hora são os mesmos há anos. Segundo a agenda oficial do Carnaval de PE, o Segura a Coisa desfila às 23h, na Rua do Amparo entre os números 262 e 320, no 1º dia de março.
PLANTA NA MENTE [RJ]
Uma mistura que a cada folia ganha mais adeptos é curtir o Carnaval Carioca com “Planta na Mente“, que deixa a quarta em brasas antes de virar cinzas. Marcando presença durante todo o ano, trazendo alegria e manifesto em inúmeros atos pela legalização, o bloco Planta na Mente ganha a cena, com todo o esplendor de uma escola de samba na Marquês de Sapucaí, no dia 1º de março, concentrando nos Arcos da Lapa a partir das 14h20 e às 16h20 todos tacarão fogo em direção às Praça Tiradentes. Em 2016, o Bloco arrastou por todo seu cortejo mais de 20 mil foliões, caretas ou não, pela legalização da maconha.
Para quem curte um baile, o Planta na Mente apresenta nesta sexta-feira (10) a 6ª edição do Baile de Máscaras Canábicas mais esfumaçado do Rio. Clique aqui e saiba mais.
E para você que ainda não conhece o Planta e, também, para o deleite dos apaixonados do bloco legalize, segue abaixo o vídeo do clipe oficial do Planta na Mente, “Não é mole não”:
“Nossas marchinhas de carnaval não são apenas músicas, são gritos de liberdade e de transformação! Queremos que as pessoas, principalmente negros e negras, parem de ser presos e mortos por causa dessa atual guerra às drogas, que pode ser considerada como uma verdadeira guerra aos pobres.” – trecho do manifesto da organização Planta na Mente. 
BLOCO DO MANJERICÃO [Belo Horizonte – MG]
Fechando o carnaval de Belô de uma forma bem quente e esfumaçada, na quarta-feira de brasas a capital mineira recebe em suas ruas o Bloco do Manjericão, com o celebre refrão: “Não vou comprar Manjericão / Eu vou plantar no meu jardim / Se todo mundo plantar um / Manjericão, não vai faltar pra mim”.
Por motivos de segurança, misticismo ou pura sequela, desde que começamos a reunir a agenda do carnaval canábico, não encontramos muitas informações. Então, é melhor ir sondando com a galera da massa por onde o bloco vai passar às 16h20. Se você souber de algo, compartilhe com a gente comentando abaixo.
BLOCO KAYA NA GANDAIA [SP]
Puxado pela Bateria Destemida do Forte, o Bloco Kaya na Gandaia promete sacudir a Madalena em ritmo de samba-reggae e ijexá, tocando seus arranjos carnavalescos para clássicos de Bob Marley e do reggae nacional, além de homenagens aos blocos afro de Salvador. Este ano o bloco também sai cantando sua primeira composição autoral, a homônima: KAYA NA GANDAIA!
Fundado com a proposta de homenagear e tocar os clássicos de Bob Marley em ritmo de samba-reggae, o bloco realizou sua primeira apresentação no carnaval de rua de São Paulo, na Vila Madalena, em 2013.
confira blocos canabicos para voce curtir a folia em 2015 bloco kaya na gandaia Carnaval Canábico 2017: Veja a lista dos blocos libertários pela maconha
Segundo publicação na página oficial do Bloco no Facebook, o Kaya na Gandaia terá seu desfile realizado no dia 04 de março, no sábado pós carnaval, curando a ressaca com as mensagens do Rei do Reggae.
CORDÃO DA BOLA PRESA [ Atibaia – SP ]
O bloco que chegou fazendo a cabeça em seu primeiro desfile em 2014 repetindo a dose nos anos seguintes foi o Cordão da Bola Presa. Ele é organizado pelo coletivo Alterando a Consciência e convoca a todos para mais um desfile embalado pelos versos:

“O Bola Presa chegou ???
Perguntando porque a erva é proibida
Se ela só traz paz e amor ???”

O bloco do Cordão da Bola Presa tá previsto para ganhar as ruas na sexta-feira e no sábado de carnaval, mas ainda sem local de concentração e partida definidos. Acesse a página do coletivo Alterando a Consciência e do Cordão no facebook e saiba mais sobre sua programação. Clique aqui: Cordão da Bola Presa.
BLOCANNABIS [DF]
Ledo engano quem acha que em Brasília não há folia. Em clima folia, no sábado dia 25, o recém nascido BloCannabis estreia junto aos tradicionais blocos da Capital, como o Babydoll de Nylon e o Calango Careta, no espaço FUNARTE às 16h20.
O bloco nasce com o proposito de homenagear e gritar pela legalização da Cannabis, uma planta que sempre esteve presente em nossas vidas.
Tem mais. A galera do BloCannabis, em clima de despedida da melhor semana do ano convida a todos para o fechamento do carnaval 2017, com a festa de lançamento da Revista Maconha Brasil em Brasília e da Rede Latino-Americana de Mulheres Cannábicas no Brasil. Clique aqui e saiba mais.

Todo Carnaval tem seu fim… ou não!

A lista com os blocos pela legalização da maconha será atualizada por todo o  mês de fevereiro. Até a data desta publicação, aguardamos informações sobre os desfiles dos blocos BatuCannabis (PR)IemanJah Rastafari (ES) e Bloco da Liberdade (SP).
No decorrer de alguns anos, nós do Smoke Buddies pudemos registrar que Carnaval e Maconha se misturam muito bem e que a combinação rende boa brisa até para quem não usa. Assim, deixamos o nosso apoio aos blocos libertários e à torcida e desejamos que apareçam mais registros de movimentações canábicas no Carnaval.
Se você fizer parte de um bloco da maconha ou conheça algum que não saiu aqui, envie para gente através do e-mail contato@smokebuddies.com.br ou comente abaixo.
E se na sua região ainda não tiver um bloco da maconha, reúna a galera do Gererê, se inspirem nas Marchinhas do Planta e outros blocos e aproveitem essa festa subversiva que é o carnaval para gritar pela regulamentação da planta.
Confira abaixo a marchinha carnavalesca “A Marcha da Maconha”, de Henrique Cazes, na voz do intérprete Jota Canalha.
Com três tapinhas nós fazemos um carnaval 
 não tem lei seca que segure o pessoal! 
 Desberlota aí que eu enrolo para você 
 depois só falta um canto sossegado para acender”

Nenhum comentário:

Postar um comentário