segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Tom Zé se encontra com Lee Perry, mestre jamaicano do dub, em single do Digitaldubs


Coube a um grupo carioca de sound system, Digitaldubs, promover o encontro inédito e inusitado de Tom Zé, baiano tropicalista que ama São Paulo, com Lee Scratch Perry, mestre jamaicano do dub, a vertente psicodélica do reggae. O encontro acontece em single do Digitaldubs, Estudando o dub, programado para chegar amanhã, 15 de dezembro de 2017, nas plataformas digitais.
Quem imaginou o encontro, e correu atrás para viabilizá-lo, foi Marcus MPC, DJ e produtor do Digitaldubs. É que a gravação de Estudando o dub nasceu a partir de Toc, uma das experimentais composições de Tom Zé, gravada originalmente em um dos álbuns mais importantes e cultuados da discografia do artista, Estudando o samba (1976), lançado há 41 anos.
Capa do single Estudando o dub (Foto: Divulgação)
A ideia de Marcus foi trazer Toc para o universo do dub. Mas com os vocais de Tom Zé e de Lee Scratch Perry, ambos atualmente com coincidentes 81 anos. Em 2015, aproveitando show feito por Perry na cidade de São Paulo (SP) e aberto pelo Digitaldubs, o produtor convenceu o artista jamaicano a gravar um vocal para a faixa. Um ano depois, em 2016, foi a vez de Tom Zé – visto ao alto em foto de André Conti – pôr voz na gravação produzida por Marcus. O resultado é Estudando o dub, cuja letra gravita em torno da frase "open the door / abra a porta", espécie de mantra para a percepção das oportunidades que surgem.
Estudando o dub sai em single simultaneamente com clipe. Para 2018, está prevista edição de LP com outras versões em dub da gravação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário