sábado, 4 de fevereiro de 2017

Da Jamaica Para o Mundo, Conheça a Origem Dos Sound Systems

Outro dia colei em um rolê ali no centro de SP. O DJ só tocava vinil e a estrutura de som era várias caixas de som enormes, empilhadas uma em cima da outra e várias vertentes do reggae ecoavam. Hoje em dia esse rolê é uma maneira mais alternativa de se reproduzir as músicas para um determinado público, porém, existiu uma época, em que os Sound Systems eram a único tipo de festa em que a galera que não tinha dinheiro podia colar.
A esta época que me refiro, não falo do Brasil e sim da Jamaica 

Kingston, anos 50, a pobreza impera. As pessoas não tem dinheiro para comprar rádios e muito menos toca discos. Surgem então os Sound Systems, estruturas de som totalmente improvisadas, na rua, que reproduzem músicas para a galera.  Você ouve Jamaica e já pensa em reggae, porém os primeiros Sound Systems tocavam discos de Rhythm & Blues americanos. Somente nos anos 60, com a popularização do rocksteady, ska e reggae, os selectas (dj’s dos sound systens), começaram a investir no estilo em suas playlists.
Nos anos 70, os selectas começaram a fazer versões dub das músicas que faziam mais sucesso e, algum deles, improvisavam com rimas faladas em cima das batidas.

Da Jamaica para o Mundo

Como a Jamaica passava por um período muito ruim de grana. Nos anos 70/80, muitos jamaicanos começaram a sair fora do país, buscando melhores condições de vida. Vários destes locais eram os selectas, que levavam em sua bagagem, vinis jamaicanos e toda experiência que um anfitrião das festas de rua tem.
O maior polo de imigração Jamaicano foi a Inglaterra e também os Estados Unidos, o que eu fez com que a cultura dos Sound Systems fosse fortemente inserida, principalmente na Inglaterra. Nos Estados Unidos, o Sound System ocasionou uma revolução nas periferias. Graças a isso, jovens americanos começaram a se interessar por comandar as festas e, misturando música daqui, música de lá, aumento de grave, diversos tipos de efeito, surgiu o Hip Hop, algo que também já falamos aqui.
O mais daora dos SoundSystems é que é tudo no improviso, o selecta decide na hora o que vai tocar e tem que ser ligeiro para trocar o disco. Quando a música é pedrada, o público responde com o grito “POW POW POW” e, quando é muito pedrada mesmo, o selecta dá o grito de “Rewind” e a música começa de novo. Isso mostra uma interatividade muito louca entre dj e público, coisa que não rola em outro tipo de festa.
Conheça alguns sons que tocam nos Sound Systems:



Via : http://www.skate4life.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário